Balança – a sua inimiga?

0

O controle do nosso peso corporal e das oscilações que possam existir é importante pois indica-nos se estamos a cumprir os nossos objetivos, quer sejam manter, emagrecer ou até engordar. Apesar de se dever fazer este controle de forma regular, não é aconselhável a pesagem diária por uma questão motivação – não criar falsas expectativas ou grandes desilusões.

Existem inúmeros fatores que fazem oscilar o nosso peso, como a retenção de líquidos, horas de jejum, últimas refeições, o trânsito intestinal e nas mulheres o ciclo menstrual. Mesmo quem não se encontra a cumprir uma dieta específica tem oscilações naturais do peso, ao longo do dia, de até 2%. Por esse motivo, pese-se sempre à mesma hora, de preferência pela manhã, sem roupa, em jejum, após fazer as necessidades básicas.

Em relação à própria balança, é essencial que esteja calibrada, num piso nivelado, num espaço sem humidade e as pilhas/bateria não devem estar fracas. Sempre que possível, deve pesar-se numa balança que avalie a bioimpedância (mais sobre este assunto no próximo post).

As alterações do peso geral são mais notórias no início de uma mudança de hábitos mas se houver semanas em que o peso não oscila, relaxe e mantenha-se focado, os resultados de todo o esforço irão aparecer. A ânsia de perder peso rapidamente pode não ser saudável, uma vez que se tivermos a perder massa muscular, vamos desacelerar o nosso metabolismo e dificultar, ainda mais, o processo.

A balança nunca deve ser o único meio de controle de resultados – lembre-se que pode estar a perder gordura mas a ganhar músculo, o que resulta em perda de volume. A densidade da gordura é bem menor que a do músculo, pelo que deve medir a sua cintura e a anca para um melhor controle dos perímetros.

O registo fotográfico também pode ser um grande aliado. Uma vez que nos vemos diariamente ao espelho e não notamos a diferença, é importante o registo e a comparação de fotografias, para poder perceber a mudança e aumentar a motivação.

Quer fazer as pazes com a sua balança? http://www.treinoemcasa.com/

Share.

About Author

Leave A Reply