Como fortalecer os seus adbominais

0

“Six pack”, “tanquinho”, “barriga chapada” é o objectivo de muitos atletas. Contudo, o fortalecimento abdominal para além do aspecto estético, é muito importante pois permite um maior equilí­brio e uma maior estabilização do tronco, prevenindo dores lombares. A musculatura abdominal também é imprescindí­vel para proteger os nossos órgãos vitais e ainda para dar estabilidade ao movimento dos nossos membros superiores e inferiores, quer nas actividades do quotidiano, quer na prática desportiva.

Como fortalecer os abdominais?

As nossas dicas:

  • Primeiramente, é essencial diminuir a percentagem de gordura corporal, especialmente a gordura abdominal – leia aqui. Não adianta trabalhar os músculos abdominais se por cima deste existe uma camada de gordura que nunca permitirá que estes fiquem visíveis.
  • Faça trabalho cardiovascular, por exemplo corrida, alternando sempre períodos de maior intensidade seguidos de períodos de recuperação activa, por exemplo sprints intervalados com caminhada a passo rápido.
  • Diversifique os exercícios abdominais – prancha, bicicleta, crunch, cruzados, mountain climbers, etc.
  • Não esquecer que o abdómen é composto pelos músculos reto, oblíquo e transverso e que todos devem ser trabalhados para um resultado harmonioso.
  • Ao realizar os exercícios, concentre a sua força na zona abdominal e não force o pescoço. Procure fazer o exercício o mais controlado possível de forma a estabilizar o movimento e apenas accionar os músculos pretendidos.
  • Se começar a fazer os exercícios com demasiada facilidade, opte por utilizar pesos ou aumente a sua cadência ou número de repetições.
  • Realize exercícios abdominais com espaçamento de pelo menos 24horas, consoante a intensidade do treino aplicada. O músculo abdominal demora 1 a 2 dias para recuperar, dependendo da condição física do atleta e da intensidade e técnica dos exercícios.
  • Uma sessão de treino abdominal de alta intensidade, com super séries, pode ter um efeito aeróbico e, por isso, ser duplamente benéfica para deixar os abdominais visíveis.

Neste mês de Julho, desafiamos os nossos seguidores a realizar uma média de 100 abdominais por dia. Aceite o desafio, convide os seus amigos e partilhe as suas conquistas utilizando #treinoemcasadesafio.

Encontre ajuda personalizada em www.treinoemcasa.com. 

Share.

About Author

Leave A Reply