Gordura Visceral

0

No último post abordamos as diferentes massas que compõem o nosso corpo e hoje debruçamo-nos sobre os tipos de gordura presentes no nosso organismo, nomeadamente na zona abdominal. Nesta região, existem dois tipos de massa gorda: a gordura subcutânea e a visceral.

A gordura subcutânea é a massa adiposa por baixo da pele, logo abaixo da camada mais externa, possível de agarrar e responsável pelas pregas/pneus visíveis. Esta camada, como se encontra sobre os músculos, se for muito espessa encobre-os, não deixando transparecer os abdominais.

Por outro lado, a gordura visceral está a um nível mais profundo, sob o músculos abdominais, envolvendo os órgãos internos: fígado, intestino, estômago, rins, pâncreas e coração. A presença deste tipo de gordura em excesso representa um risco acrescido para a saúde e uma maior propensão ao aparecimento de doenças cardíacas, hipertensão, enfarte do miocárdio, colesterol elevado, diabetes, cancro, etc. Por isso, mais do que um problema estético, trata-se de um grave fator de risco para a saúde geral.

Através de um exame de bioimpedância é possível saber o grau exacto de gordura visceral, sendo que de 1 a 12 é considerado saudável e de 13 a 59 é considerado excessivo. Contudo, a forma mais fácil de controlo é através da mediação do perímetro abdominal, com uma simples fita métrica. A Organização Nacional de Saúde define para as mulher um perímetro abdominal máximo de 80 cm e de 94 cm para os homens.

Como reduzir a gordura visceral?

Não existe uma fórmula específica para reduzir a gordura visceral, a resposta é sempre semelhante: treino e nutrição equilibrada. Aqui ficam algumas dicas essenciais:

  • Eliminar a ingestão de açúcar
  • Reduzir o consumo de gordura, principalmente a saturada
  • Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas
  • Manter uma dieta alimentar hipocalórica
  • Ingerir alimentos termogénicos, como a canela e o chá verde
  • Praticar exercício físico diariamente, especialmente aeróbico
  • Realizar, complementarmente, treinos de força
  • Se fumador, deixar de fumar

Precisa de ajuda? Treino e nutrição personalizados aqui.

 

Share.

About Author

Leave A Reply