A importância da postura

0

A adoção diária de uma postura correta é de grande importância tanto a nível de saúde física como emocional. A alteração da postura pode trazer inúmeros problemas crónicos e dolorosos como escoliose, cifose, lordose, hérnias, problemas respiratórios, pressão sobre os órgãos internos, etc. e ainda problemas do foro psicológico como baixa autoestima e outras patologias associadas.

Dores nas costas e no pescoço, dores de cabeça, falta de energia, rigidez muscular, pernas cansadas, falta de sono e desconforto generalizado são alguns dos sintomas que podem indicar a adoção diária de uma postura incorrecta. A melhor forma de manter uma postura adequada é através do fortalecimento muscular das costas e região abdominal e isso só é possível através da prática regular de exercício físico. Existem exercícios simples de fortalecimento muscular que, quando realizados diariamente, podem controlar ou reverter as consequências da má postura. Um dos métodos mais utilizados é o Pilates.

O Pilates, criado pelo alemão Joseph Pilates, tem como objectivo máximo o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, através de exercícios com o peso do corpo ou cargas baixas. Com a prática regular de Pilates é possível melhorar o fortalecimento muscular, o alongamento e a flexibilidade e o próprio equilíbrio. Esta metodologia apresenta ainda a vantagem de não colocar em risco as articulações pois trabalha sem sobrecargas e sem chegar à exaustão física.

Exemplos de exercícios simples para melhorar postura:

  • Flexão e extensão da coluna vertebral, em posição de quatro apoios
  • Rotação de ombros com ajuda de, por exemplo, um cabo de vassoura
  • Alongamento dos braços contra a ombreira da porta
  • Contrair a barriga, empurrando o umbigo em direção da coluna e segurando durante 10 segundos.

Dicas para corrigir a postura:

  • Imagine sempre que é uma marioneta e que tem constantemente um fio invisível preso à sua cabeça que o puxa constantemente para cima, mantendo o seu pescoço ereto e o queixo paralelo ao chão.
  • Ao sentar-se, mantenha as costa direitas e totalmente encostadas à cadeira. Não cruze as pernas e apoie bem os pés no chão. Controle a posição dos seus ombros para que estes não descaiam para a frente.
  • Durma, preferencialmente, de barriga para cima. Se optar por dormir de lado, coloque uma almofada entre as pernas.
  • Não utilize sapatos nem muito altos (no caso das mulheres) nem rasos. O ideal é um salto entre 2 a 4 cm.
  • Se o seu trabalho o obriga a estar sentado muitas horas, lembre-se de fazer pausas para esticar as pernas e andar. Se tem dificuldade em tirar uns minutos para se exercitar, opte, por exemplo, por caminhar um pouco quando atende uma chamada no telefone móvel.
  • Tenha cuidado com a sua posição quando conduz, ajuste sempre o encosto da cabeça e das costas para não ficar muito longe/perto do volante.
  • Coloque um lembrete no seu local de trabalho para o recordar de manter a postura.
  • Tenha cuidado quando levanta pesos. Deve agachar-se e fazer recair o peso sobre os joelhos.

Se já pratica exercício com regularidade e os sintomas e a má postura persistem, repense o seu treino e os grupos musculares que está a desenvolver. A musculatura do nosso corpo deve ser trabalhada e desenvolvida de forma global, equilibrada e plena. De outra forma, o corpo estará sempre a criar compensações nos grupos musculares mais fortes para ‘ajudar’ nas funções dos músculos subdesenvolvidos. Ao contrário do que normalmente se pensa, adotar uma postura correta não é mais difícil nem requer mais esforço muscular. O que realmente se passa no nosso corpo é que, depois de nos habituarmos a uma postura incorreta, se tentarmos reposicionar o nosso corpo vamos sentir desconforto pois os músculos  não utilizados ficaram enfraquecidos e os músculos que foram sendo forçados, ficaram fortalecidos para criar uma compensação.

Para soluções e acompanhamento personalizado, consulte os nossos serviços de Personal Training aqui.

Aproveite os nossos Open Days na zona norte para ver a sua postura avaliada por um dos nossos Personal Trainers gratuitamente. Mais info aqui.

Bons treinos!

Share.

About Author

Leave A Reply