Suar emagrece?

0

O suor é um líquido composto por água e sais minerais que é libertado pelas nossas glândulas sudoríparas de modo a controlar a temperatura corporal. Assim, quando o corpo necessita de reduzir a sua temperatura, que deve rondar os 37º C, começa a libertar suor como forma de manter o nosso organismo estável, protegendo o funcionamento de todos os órgãos.

Transpiramos, principalmente, quando estamos expostos a altas temperaturas ou quando realizamos esforços físicos. Durante a prática intensa de exercício, o nosso metabolismo aumenta, o que faz elevar a temperatura corporal.

“O gasto calórico decorre do aumento do metabolismo muscular e não da elevação da temperatura”

O acto de transpirar está muito associado ao emagrecimento pois através do mesmo existe, de facto, uma redução do peso corporal – mas apenas pela diminuição da quantidade de água presente no organismo. Portanto, o uso de roupas quentes, de cintas e de casacos impermeáveis/plástico durante o treino, assim como a utilização de saunas, em nada contribui para o verdadeiro emagrecimento – perda de massa gorda. Assim que repuser a água e os sais minerais perdidos, estará na mesma.

Existe ainda a agravante que para o nosso organismo queimar gordura necessita de oxigénio. Ora, se transpiramos e não repomos devidamente a água que perdemos (H2O), estaremos com défice de oxigénio no nosso organismo, o que pode levar a uma queima de gordura menos eficiente e a uma queda da pressão arterial.

Para melhor controle da sua hidratação, pese-se antes e depois do treino, tendo em consideração que não deverá haver uma oscilação superior a 2% da massa corporal. Alertamos que em caso de haver suores frios, podemos estar perante uma hipoglicemia, isto é, uma baixa concentração de glicose (açúcar) no sangue. Neste caso, deve repensar a sua alimentação pré-treino e ajustá-la ao nível de esforço e tempo da sessão.

Opções de acompanhamento personalizado online e presencial em treinoemcasa.com.

Share.

About Author

Leave A Reply